Pular para o conteúdo principal

Criando uma história musical e desenvolvendo a imaginação !!!



 Brincar de inventar História

Resultado de imagem para barquinho de papel


Atividade :
  •  Em grupo
Objetivos:
  •   desenvolver a imaginação
  • criar uma história musical
  • Analizar a história musical inventada
Material:
  • Papel para fazer um barco e um gravador
Procedimento
  • O professor fará um barco de tamanho médio ou grande,As crianças ficaram sentadas em circulo.O professor inicia a brincadeira contando uma história inventada sobre a viagem de um barquinho: como ele é,os lugares por onde passou ,as pessoas que ele conheceu,as tempestades que enfrentou,os amigos que ajudou...o importante é criar um ambiente de fantasia para as crianças entrarem no clima.
  • Agora o professor diz que o barquinho adora ouvir musicas enquanto viaja,mais ele gosta de ouvir musicas inventadas.aqui começa o inicio da gravação .
  • uma criança começará a cantar sobre o barquinho uma canção inventada,e as demais uma a uma irá dar continuidade a canção do colega anterior,cada criança irá inventar e acrescentar uma frase musical para a canção ,enquanto criam a musica o barquinho passa de mão em mão fazendo sua viagem.
  • A brincadeira ficará mais interessante se durante o percurso o professor acrescentar outras informações (cores,novos passageiros,chuva,sol etc...)
  • Para terminar o professor pede para todos deitarem para descançar da longa viagem,pensando no quanto foi interessante a viagem com o barquinho.
  • Enquanto elas estão deitadas o professor coloca a gravação,para que as crianças possam ouvir e apreciar a própria composição musical que elas criaram.


Boa História Beijos!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figuras musicais e Pausas

Figuras musicais  Valores ou figuras musicais são símbolos que representam o tempo de duração das notas musicais. São também chamados de valores positivos. Os símbolos das figuras são usados para representar a  duração  do som a ser executado. As notas são mostradas na figura abaixo, por ordem decrescente de duração. Elas são:  semibreve , mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa. Pausas Representam o  silêncio , isto é, o tempo em que o instrumento não produz som nenhum, sendo chamados valores negativos. As pausas se subdividem também como as notas em termos de duração. Cada pausa dura o mesmo tempo relativo que sua nota correspondente, ou seja, a pausa mais longa corresponde exatamente à duração de uma semibreve. A correspondência é feita na seguinte ordem: Tabela completa 

Planejamentos de Aulas de Musicalização Prontos !!!

Utilize cantigas e brincadeiras de roda para estimular a percepção dos sons Publicado por  Objetivo(s)  Estimular a percepção dos sons e as habilidades musicais. Conteúdo(s)  Organização da sala  Em roda. Ano(s)  Creche Tempo estimado  30 minutos, uma ou duas vezes por semana. Material necessário  Instrumentos de percussão, sucatas que produzam som, guizos e CDs. Desenvolvimento  1ª etapa  Algumas cantigas e brincadeiras de roda convidam à marcação do pulso básico ou do tempo forte da música. Palma, palma, palma (bater palmas no tempo forte) Pé, pé, pé (bater o pé no chão) Roda, roda, roda (rodar no lugar) Caranguejo peixe é! (no é, agachar no chão) Outras propõem uma experiência rítmica. Rá, rá, rá, a minha machadinha, Rá, rá, a minha machadinha, Quem te pôs a mão sabendo que és minha? Quem te pôs a mão sabendo que és minha? (rodar de mãos dadas) Se tu és minha eu também sou tua, Se tu és minha eu também sou tua,

Brincadeiras e dicas para trabalhar a Altura do som com as crianças!!!

               Altura uma das Características do som                                                   O que é altura ?  Altura do som é um termo utilizado para definir se um som é agudo ou grave. Dica de Musicas para trabalhar os sons graves e agudos    1.Música :O touro e o passarinho      Encontrei essa musica no canal da Alda Casqueira Fernandes    Link   https://www.youtube.com/watch?v=ZUwqnR5jJ3A a)Dica de como trabalhar essa Música Mu mu mu faz o touro Piu Piu Piu  passarinho O som do touro é bem grosso e do pássaro é fininho (Nesse momento fazemos gestos imitando o touro e o passarinho) Muuuuuuuu........ Piuuuuuuuu...........Muuuuu...........Piuuuuuuu....... Muuu  piuuu muuu Piuuu muu piuu miiuu (Nesse momento na hora do muuu abaixamos os dois braços para indicar o som grave e na hora do piuuu levantamos os dois braços para indicar o som agudo) 2.Música : Beethoven Sonata ao Luar e Vivaldi Four Seasons            Maracas