Pular para o conteúdo principal

Brincadeiras e dicas para trabalhar a Altura do som com as crianças!!!

               Altura uma das Características do som

                                                  O que é altura ?

 Altura do som é um termo utilizado para definir se um som é agudo ou grave.


Dica de Musicas para trabalhar os sons graves e agudos

Resultado de imagem para touro em desenho  Resultado de imagem para passarinhos desenho png

1.Música :O touro e o passarinho  

   Encontrei essa musica no canal da Alda Casqueira Fernandes

a)Dica de como trabalhar essa Música

Mu mu mu faz o touro Piu Piu Piu passarinho

O som do touro é bem grosso e do pássaro é fininho
(Nesse momento fazemos gestos imitando o touro e o passarinho)

Muuuuuuuu........ Piuuuuuuuu...........Muuuuu...........Piuuuuuuu.......

Muuu  piuuu muuu Piuuu muu piuu miiuu
(Nesse momento na hora do muuu abaixamos os dois braços para indicar o som grave e na hora do piuuu levantamos os dois braços para indicar o som agudo)


2.Música : Beethoven Sonata ao Luar e Vivaldi Four Seasons

           Maracas                            Clavas                                 Ganzá
Resultado de imagem para maracasResultado de imagem para clavasResultado de imagem para ganzá
a) Dica de como Trabalhar essas musicas

Geralmente utilizo instrumentos diversos exemplo maracas, ganzá, clavas e etc... o que você preferir e tiver a disposição, nas notas agudas tocar com as mãos no alto e nos momentos graves com as mãos para baixo, Ou você pode trabalhar com as mãos,expressão corporal.


 Brincadeiras Musicais para trabalhar sons graves e agudos


1. Como na brincadeira do morto vivo as crianças se abaixam ao ouvir o som grave e ao som agudo levantam, o professor deve usar um instrumento por exemplo:flauta,teclado,violão ou para os sons agudos chocalho e para os sons graves tambor.

2.Outra brincadeira, o professor deve levar um pano e atrás desse pano sem que as crianças vejam tocar uma sequencia de sons por exemplo: tocar uma nota grave e depois uma aguda e perguntar as crianças, qual foi o som agudo? o primeiro ou o segundo? e assim por diante.




Espero que vocês tenham gostado das dicas !!!! Bom feriado a todos bjos!!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figuras musicais e Pausas

Figuras musicais  Valores ou figuras musicais são símbolos que representam o tempo de duração das notas musicais. São também chamados de valores positivos. Os símbolos das figuras são usados para representar a  duração  do som a ser executado. As notas são mostradas na figura abaixo, por ordem decrescente de duração. Elas são:  semibreve , mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa. Pausas Representam o  silêncio , isto é, o tempo em que o instrumento não produz som nenhum, sendo chamados valores negativos. As pausas se subdividem também como as notas em termos de duração. Cada pausa dura o mesmo tempo relativo que sua nota correspondente, ou seja, a pausa mais longa corresponde exatamente à duração de uma semibreve. A correspondência é feita na seguinte ordem: Tabela completa 

Planejamentos de Aulas de Musicalização Prontos !!!

Utilize cantigas e brincadeiras de roda para estimular a percepção dos sons Publicado por  Objetivo(s)  Estimular a percepção dos sons e as habilidades musicais. Conteúdo(s)  Organização da sala  Em roda. Ano(s)  Creche Tempo estimado  30 minutos, uma ou duas vezes por semana. Material necessário  Instrumentos de percussão, sucatas que produzam som, guizos e CDs. Desenvolvimento  1ª etapa  Algumas cantigas e brincadeiras de roda convidam à marcação do pulso básico ou do tempo forte da música. Palma, palma, palma (bater palmas no tempo forte) Pé, pé, pé (bater o pé no chão) Roda, roda, roda (rodar no lugar) Caranguejo peixe é! (no é, agachar no chão) Outras propõem uma experiência rítmica. Rá, rá, rá, a minha machadinha, Rá, rá, a minha machadinha, Quem te pôs a mão sabendo que és minha? Quem te pôs a mão sabendo que és minha? (rodar de mãos dadas) Se tu és minha eu também sou tua, Se tu és minha eu também sou tua,