Utilize cantigas e brincadeiras de roda para estimular a percepção dos sons
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Objetivo(s)
Estimular a percepção dos sons e as habilidades musicais.
Conteúdo(s)
Organização da sala
Em roda.
Em roda.
Ano(s)
Creche
Tempo estimado
30 minutos, uma ou duas vezes por semana.
Material necessário
Instrumentos de percussão, sucatas que produzam som, guizos e CDs.
Desenvolvimento
1ª etapa
Algumas cantigas e brincadeiras de roda convidam à marcação do pulso básico ou do tempo forte da música.
Palma, palma, palma (bater palmas no tempo forte)
Pé, pé, pé (bater o pé no chão)
Roda, roda, roda (rodar no lugar)
Caranguejo peixe é! (no é, agachar no chão)
Outras propõem uma experiência rítmica.
Rá, rá, rá, a minha machadinha,
Rá, rá, a minha machadinha,
Quem te pôs a mão sabendo que és minha?
Quem te pôs a mão sabendo que és minha? (rodar de mãos dadas)
Se tu és minha eu também sou tua,
Se tu és minha eu também sou tua,
Pula machadinha para o meio da rua
Pula machadinha para o meio da rua
(pular para o meio da roda)
No meio da rua não hei de ficar
No meio da rua não hei de ficar
Pula machadinha para o teu lugar
Pula machadinha para o teu lugar
(pular de costas para seu lugar original na roda)
Palma, palma, palma (bater palmas no tempo forte)
Pé, pé, pé (bater o pé no chão)
Roda, roda, roda (rodar no lugar)
Caranguejo peixe é! (no é, agachar no chão)
Outras propõem uma experiência rítmica.
Rá, rá, rá, a minha machadinha,
Rá, rá, a minha machadinha,
Quem te pôs a mão sabendo que és minha?
Quem te pôs a mão sabendo que és minha? (rodar de mãos dadas)
Se tu és minha eu também sou tua,
Se tu és minha eu também sou tua,
Pula machadinha para o meio da rua
Pula machadinha para o meio da rua
(pular para o meio da roda)
No meio da rua não hei de ficar
No meio da rua não hei de ficar
Pula machadinha para o teu lugar
Pula machadinha para o teu lugar
(pular de costas para seu lugar original na roda)
2ª etapa
O ritmo está presente também no falar, nos poemas e nas parlendas.
Chuva, chuva, chuvisquinho
Sua calça tem furinho
Chuva, chuva, chuvarada
Sua calça está furada
Chuva, chuva, chuvisquinho
Sua calça tem furinho
Chuva, chuva, chuvarada
Sua calça está furada
3ª etapa
A roda começa girando devagar e acelera até chegar ao dez
A galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho
Bota um, bota dois, bota três, bota
quatro ... bota nove, bota dez! (todos se agacham)
A galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho
Bota um, bota dois, bota três, bota
quatro ... bota nove, bota dez! (todos se agacham)
4ª etapa
Estimule o acompanhamento de canções com palmas, brinquedos ou instrumentos musicais feitos com sucata ou objetos do cotidiano. Eles foram chamados pela pesquisadora argentina Judith Akoschky de "cotidiáfonos", pois são construídos com base no que se tem disponível. São dessa categoria peças como maçanetas ou torneiras (percutidas com ferrinhos, emitem um som metálico e bonito), guizos (amarrados com fita nos pulsos ou tornozelos, tocam quando movimentados) e radiografias (quando agitadas, produzem um barulho engraçado).
Avaliação
Não espere uma coordenação rítmica exata nas atividades. Esse ainda não é o objetivo nessa faixa etária. O mais importante é proporcionar a experiência de fazer música e compartilhá-la com os amigos em momentos de alegria e sensibilidade.
Sons do nosso corpo
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Objetivo(s)
Estimular os alunos a reconhecer as partes de seu corpo que produzem sons.
Conteúdo(s)
Percepção sonora.
Ano(s)
Creche
Pré-escola
Tempo estimado
50 min
Material necessário
Violão.
Desenvolvimento
1ª etapa
Oh da licença, que eu vou entrar.
Levanta levanta levanta.....
Pula pula pula.....
Roda roda roda......
Dança dança dança....
Roda roda roda......
Dança dança dança....
Pula pula pula.....
Acorda acorda acorda....
Samba dos nomes.
Questionar sobre o entendimento dos alunos com relação ao som.
- O que é o som?
Mostrar aos alunos sons que podemos fazer com o nosso corpo:
- Nariz.
- Boca.
- Dedos.
- Mãos.
- Pés.
2ª etapa
D - A7 - G
Mostra a mãozinha: aqui, aqui.
Cadê o seu pezinho: ta aqui, ta aqui.
Ache o cabelinho: achei, achei.
Aperta a bochechinha: apertei, apertei.
Faz cara de feliz: Ra, Ra, Ra, Ra.
E mexe no nariz: Atichin, atichin.
Bate no bumbum: bum bum bum bum.
Faz barulho de pum.
3ª etapa
C
Cavalinho faz assim (galope do cavalo com a língua)
G
A pipoca estoura assim (som com os lábios)
C
Gosto de beijinho assim (beijinhos)
C F G C
Mas agora vou fazer com a bochecha assim (aperta a bochecha cheia).
Cavalinho faz assim (galope do cavalo com a língua)
G
A pipoca estoura assim (som com os lábios)
C
Gosto de beijinho assim (beijinhos)
C F G C
Mas agora vou fazer com a bochecha assim (aperta a bochecha cheia).
4ª etapa
Peça para cada aluno associar a quantidade de sílabas do nome, com um som produzido pelo corpo. Ex: palmas.
Escolher uma música para os alunos acompanharem com um dos sons produzidos pelo corpo. Pode ser como marcação ritmica da música, ou como improvisação, deixando o aluno a vontade para fazer como quiser.
Dividir a turma em grupos, para que cada grupo faça uma marcação rítmica acompanhando a música com um som diferente.
5ª etapa
Loteria sonora. (Sons do corpo).
6ª etapa
Cantar a canção: Meu corpinho.
"Meu corpinho,
Faz muitos sons,
Preste muita atenção,
Com as mãos eu bato palmas,
Com os pés bato no chão,
Com a boca canto e falo,
Com os dedos eu estalo,
o meu corpo movimento,
o meu corpo movimento,
Pulo deito e relaxo."
Produto final
Os alunos
Avaliação
Será avaliado durante e ao final da aula:
Se os alunos tiveram com bom entendimento e aceitação das atividades.
Se os alunos tiveram bom desempenho durante a prática das atividades.
O grau de desenvolvimento da turma diante das atividades.
E que atividades poderiam ser repetidas para maior aproveitamento da turma em relação aos conteúdos.
Elementos sonoros Graves e agudos
P
Objetivo(s)
- Desenvolver a acuidade aiditiva, a atenção e a destreza de raciocínio;
- Estimular a expressão corporal e a criatividade;
- Diferenciar timbres;
- Identificar sons;
- Classificar os parâmetros do som (altura, rimbre, intensidade e duração).
Conteúdo(s)
Elementos do som.
Ano(s)
Creche
Pré-escola
Material necessário
Pen Drive - Personagem de orelhas longas", composta por Camille Saint-Saëns.
Gaita.
Ou qualquer instrumento que emita graves e agudos.
Desenvolvimento
1ª etapa
Samba dos nomes.
"Bom dia eu sou um violão e gosto de fazer blão blão blão blão blão"
2ª etapa
- Cavalinho faz assim (galope do cavalo com a língua)...
- Mostra a mãozinha: aqui, aqui...
- Palma palma palma (3x) pra batucar....
3ª etapa
Fazer uma dinâmica ao som de personagem de orelhas longas", composta por Camille Saint-Saëns.
4ª etapa
Fazer uma brincadeira de vivo ou morto, ouvirão o som grave ou agudo da gaita:
Grave se abaixam.
Agudo se levantam.
5ª etapa
Ao som grave: as crianças andam como se fossem bonecos de pedra.
Ao som agudo: as crianças andam como se fossem bonecos de algodão.
6ª etapa
As crianças marcham ao som do tambor (Grave),
ao comando do professor ele param,
ao som do sino(agudo) eles derretem até o chão.
É dançando que a gente aprende
Objetivo(s)
- Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo
- Comunicar, através do movimento, emoções e estados afetivos
Conteúdo(s)
- Expressividade / Dança
Ano(s)
Creche
Tempo estimado
1 aula
Material necessário
- Pedaços de tecido leve (quadrados de 50x50 cm)
- Aparelho de som
Espaço
Uma sala grande. Se não houver um espaço sem móveis, prepare a sala antes, afastando mesas e cadeiras, privilegiando o espaço central. A música é muito importante e a cada momento da atividade vamos apresentar uma sugestão.
Desenvolvimento
1ª etapa
Introdução
Não há dúvida que as crianças pequenas adoram se movimentar. Elas vivem e demonstram seus estados afetivos com o corpo inteiro: se estão alegres, pulam, correm e brincam ruidosamente. Se estão tímidas ou tristes, encolhem-se e sua expressão corporal é reveladora do que sentem. Henri Wallon nos lembra que a criança pequena utiliza seus gestos e movimentos para apoiar seu pensamento, como se este se projetasse em suas posturas. O movimento é uma linguagem, que comunica estados, sensações, idéias: o corpo fala. Assim, é importante que na Educação Infantil o professor possa organizar situações e atividades em que as crianças possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo.
As crianças e você também - devem estar descalças e usando roupas confortáveis!
Comece reunindo as crianças. A música pode ser alegre, como A Canoa Virou (Palavra Cantada, CD Cantigas de Roda). Sentados no chão numa grande roda, com as pernas estendidas, proponha que brinquem de massa de pés: todos devem chegar para a frente arrastando o bumbum até que os pés de todos se toquem. Os pés se agitam se acariciam, ora mais lentamente, ora mais rapidamente. Você pode enriquecer a brincadeira, sugerindo:
- O meio da roda é uma piscina!
- O meio da roda é uma grande gelatina!
- O meio da roda é um tapete de grama!
2ª etapa
Peça que todos se deitem no chão. Coloque uma música no aparelho de som. É importante que seja uma música alegre, que estimule as crianças a se movimentar, porém sem excitá-las demais. Sugestão: Loro (Egberto Gismonti, CD Circense).
Não se esqueça que, para as crianças pequenas, o entorno simbólico é muito importante para a atividade. Diga a eles que a sala vai se transformar numa grande floresta e todos serão habitantes dela...
Todos os bichos estão dormindo. Aos poucos, vão acordar.
Primeiro todos serão aranhas, que andarão com o apoio dos pés e das mãos no chão...
Depois se transformarão em minhocas, arrastando-se pelo chão com a lateral do corpo...
Logo serão cobras, arrastando-se pelo chão com o apoio da barriga...
Tatus-bola, que com um movimento de abrir e fechar sua casca percorrerão a floresta...
Leões, tigres, leopardos, de quatro patas pelo chão...
Coelhos que andam pelo espaço com pulos pequenos e cangurus que percorrem a floresta com pulos grandes e largos...
Coelhos que andam pelo espaço com pulos pequenos e cangurus que percorrem a floresta com pulos grandes e largos...
Passarinhos que batem suas asas bem pequeninas e águias que voam lá do alto com suas asas enormes e bem abertas...
3ª etapa
Distribua para as crianças os pedaços de tecido coloridos, um para cada um. É importante que eles sejam leves e que produzam movimento ao serem agitados pelas crianças. Deixe que elas explorem a sala manipulando os pedaços de tecido. Sugira que as crianças pintem a sala com os tecidos, como se fossem pincéis. A sala toda tem que ficar pintada o chão, as paredes, o teto. Diga às crianças que nenhum pedaço da sala pode ficar sem pintar. Sugestão de música: Peixinhos do Mar (Milton Nascimento, CD Sentinela).
4ª etapa
Sempre ao som de uma música (por exemplo Fome Come, da Palavra Cantada, CD Canções de Brincar), sugira uma brincadeira que as crianças adoram: peça que joguem os tecidos para cima e a os peguem, a cada vez, com uma parte diferente do corpo:
- com a cabeça
- com a barriga
- com o braço
- com o cotovelo
- com os pés
- com as costas
- com o bumbum
- com as palmas das mãos etc.
5ª etapa
Para terminar, um gostoso relaxamento. Sugestão de música: Palhaço (Egberto Gismonti, CD Circense).
Organize as crianças em duplas e ofereça a elas uma bolinha de algodão ou mesmo um rolinho de pintura, como os usados nas atividades de Artes Visuais.
Enquanto uma criança fica deitada, a outra deve acariciar seu rosto e partes do seu corpo com o algodão ou o rolinho. Isso deve ser feito com suavidade e cuidado, e possibilita uma interação muito especial das crianças, que, assim, cuidam umas das outras após uma atividade movimentada.
Enquanto uma criança fica deitada, a outra deve acariciar seu rosto e partes do seu corpo com o algodão ou o rolinho. Isso deve ser feito com suavidade e cuidado, e possibilita uma interação muito especial das crianças, que, assim, cuidam umas das outras após uma atividade movimentada.
Avaliação
O recém-publicado documento Orientações Curriculares Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas para a Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo observa que a avaliação que mais deve interessar o professor não é aquela que compara diferentes crianças, mas a que compara uma criança com ela mesma, dentro de certo período de tempo. Assim, o professor tem na observação o melhor instrumento para avaliar a aprendizagem dos pequenos: eles participaram da atividade? Em qual momento se envolveram mais? O que foi mais desafiador para cada criança? E para o grupo? Essas e outras perguntas ajudam inclusive o professor a planejar as próximas atividades, mantendo ou modificando suas propostas dentro do campo de experiências do Movimento para as crianças.
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