Pular para o conteúdo principal

Brincadeira Musical Dominó Rítmico

Brincadeira Musical Dominó Rítmico 

Resultado de imagem para domino


Atividade
  • Em grupo
Objetivos
  • Explorar os sons que podem ser produzidos pelo nosso corpo
  • Desenvolver a atenção e a concentração
  • Elaborar pequenas sequências rítmicas
  • Repetir a sequência produzida por outro e a partir dessa reproduzir uma nova
Material
  • O próprio corpo
Brincadeira
  • Sentadas as crianças formaram um circulo. Em um primeiro momento explorar os sons que podemos fazer com o corpo( voz,mãos,pernas e pés).Há vários tipos de sons como: assobios,estalos de dedos,palmas em concha etc.
  • Em seguida o professor inicia a brincadeira criando dois exemplos de sons rítmicos: duas palmas e uma batida de pés,repetindo para que as crianças memorizem.
  • A criança sentada ao lado do professor,deverá inventar uma sequência rítmica que se inicia repetindo a do professor e acrescentando a sua e assim um por um até todos participem.

Boa Brincadeira Beijos !!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figuras musicais e Pausas

Figuras musicais  Valores ou figuras musicais são símbolos que representam o tempo de duração das notas musicais. São também chamados de valores positivos. Os símbolos das figuras são usados para representar a  duração  do som a ser executado. As notas são mostradas na figura abaixo, por ordem decrescente de duração. Elas são:  semibreve , mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa. Pausas Representam o  silêncio , isto é, o tempo em que o instrumento não produz som nenhum, sendo chamados valores negativos. As pausas se subdividem também como as notas em termos de duração. Cada pausa dura o mesmo tempo relativo que sua nota correspondente, ou seja, a pausa mais longa corresponde exatamente à duração de uma semibreve. A correspondência é feita na seguinte ordem: Tabela completa 

Planejamentos de Aulas de Musicalização Prontos !!!

Utilize cantigas e brincadeiras de roda para estimular a percepção dos sons Publicado por  Objetivo(s)  Estimular a percepção dos sons e as habilidades musicais. Conteúdo(s)  Organização da sala  Em roda. Ano(s)  Creche Tempo estimado  30 minutos, uma ou duas vezes por semana. Material necessário  Instrumentos de percussão, sucatas que produzam som, guizos e CDs. Desenvolvimento  1ª etapa  Algumas cantigas e brincadeiras de roda convidam à marcação do pulso básico ou do tempo forte da música. Palma, palma, palma (bater palmas no tempo forte) Pé, pé, pé (bater o pé no chão) Roda, roda, roda (rodar no lugar) Caranguejo peixe é! (no é, agachar no chão) Outras propõem uma experiência rítmica. Rá, rá, rá, a minha machadinha, Rá, rá, a minha machadinha, Quem te pôs a mão sabendo que és minha? Quem te pôs a mão sabendo que és minha? (rodar de mãos dadas) Se tu és minha eu também sou tua, Se tu és minha eu também sou tua,

Brincadeiras e dicas para trabalhar a Altura do som com as crianças!!!

               Altura uma das Características do som                                                   O que é altura ?  Altura do som é um termo utilizado para definir se um som é agudo ou grave. Dica de Musicas para trabalhar os sons graves e agudos    1.Música :O touro e o passarinho      Encontrei essa musica no canal da Alda Casqueira Fernandes    Link   https://www.youtube.com/watch?v=ZUwqnR5jJ3A a)Dica de como trabalhar essa Música Mu mu mu faz o touro Piu Piu Piu  passarinho O som do touro é bem grosso e do pássaro é fininho (Nesse momento fazemos gestos imitando o touro e o passarinho) Muuuuuuuu........ Piuuuuuuuu...........Muuuuu...........Piuuuuuuu....... Muuu  piuuu muuu Piuuu muu piuu miiuu (Nesse momento na hora do muuu abaixamos os dois braços para indicar o som grave e na hora do piuuu levantamos os dois braços para indicar o som agudo) 2.Música : Beethoven Sonata ao Luar e Vivaldi Four Seasons            Maracas