Música - Jogos musicais com percussão (copos): percepção de ritmo – aula 1
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Vivenciar pulsação e ostinatos rítmicos.
- Desenvolver a percepção rítmica por meio de jogos com ênfase na imitação e criação.
- Explorar possibilidades de timbre através de jogos musicais com copos.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal - livre ou não.
Estratégias e recursos da aula
Caro(a) professor (a), esta coleção de aulas tem o objetivo de apresentar diversas atividades
voltadas para o desenvolvimento da percepção rítmica, utilizando copos de plástico como
recurso sonoro. Tais atividades foram pensadas para alunos do 1º e 2º anos do Ensino
Fundamental, apresentando níveis de dificuldade compatíveis com a faixa etária. No entanto,
tal direcionamento não impede que este planejamento seja adaptado para séries mais
adiantadas.
Atividade 1 – Exploração sonora
Organize os alunos sentados em uma roda, no chão. Cada aluno deverá ter em mãos um copo
de plástico. Escolha um aluno para iniciar a exploração sonora com o copo, ao som do tambor,
que marcará a pulsação. Estabeleça que cada criança deverá “tocar o seu copo” 8 vezes
(batendo-o no chão, por 8 pulsos). Assim que terminar, quem estiver ao lado inicia sua
performance. Oriente-os no sentido de não repetirem a forma de tocar dos demais. Listamos
abaixo algumas formas de tocar os copos:
1) copo com a boca virada para baixo;
2) copo com a boca virada para cima;
3) copo deitado, percutindo no chão de forma paralela;
4) copo inclinado, com a borda da boca percutindo o chão;
5) copo inclinado, com a borda da parte traseira (fundo) percutindo o chão;
6) copo com a boca virada para baixo, arrastando;
7) copo com a boca virada para cima, arrastando;
8) mão percutindo na boca do copo;
9) mão percutindo na parte traseira (fundo) do copo.
Dica
Proponha variação no andamento a cada rodada.
Atividade 2 – Jogo de imitação rítmica
Organize os alunos sentados em roda, no chão. Cada aluno deverá ter um copo de plástico em
mãos. Você deverá marcar a pulsação em um tambor ou qualquer outro instrumento de
percussão. Cada aluno deverá propor quatro formas de tocar o copo, durante quatro pulsos. Os
demais devem repetir. Veja o exemplo abaixo (os números entre parênteses referem-se ao
pulso em que se está tocando):
1º aluno – Copo para baixo (1), Copo para baixo (2), Copo para cima (3), Copo para cima (4).
Turma – Imitação.
2º aluno (propõe uma nova sequência a ser imitada pelos demais) - Copo para baixo (1), Copo
para cima (2), Copo para baixo (3), Copo para cima (4).
Turma – Imitação.
Dicas
1) Varie o andamento a cada rodada.
2) Proponha agrupamentos de pulsos maiores ou menores a cada rodada. Por exemplo, no
lugar de 4 pulsos por pessoa, estabeleça 8 pulsos. Posteriormente, mude para 2 pulsos por
pessoa.
3) Proponha agrupamentos de pulsos maiores ou menores dentro de uma mesma rodada: o
primeiro aluno deverá tocar seu copo em dois pulsos; o segundo aluno deverá tocar em 4
pulsos e o terceiro deverá tocar em 8 pulsos, todas essas execuções intercaladas com a
imitação rítmica da turma. A brincadeira continua e os demais participantes da roda voltam a
fazer a sequência de 2, 4 e 8 pulsos.
Atividade 3 – Jogo do “Abre e fecha”
Escolha um aluno para ser o “guia”. Ele deverá se posicionar de costas para os demais, que
estarão sentados um do lado do outro, em linha reta. Você marcará a pulsação em um tambor.
O aluno escolhido deverá reproduzir ostinatos rítmicos simples, a cada 4 pulsos, explorando
duas possibilidades sonoras com o copo: copo virado para cima (copo “aberto”) e copo virado
para baixo (copo “fechado”).
Antes do jogo começar, identifique, junto à turma, a diferença de timbre e altura entre as duas
formas de tocar : o som do copo “aberto” é mais agudo e estalado; o som do copo “fechado” é
mais grave e velado.
O “guia” tocará o primeiro ostinato rítmico com seu copo e a turma deverá imitar o ritmo e o
timbre propostos, e assim sucessivamente.
Recursos da aula
Sugerimos o uso de copos de plástico (copos de mate, por exemplo) e de instrumentos de
percussão para as atividades propostas.
Avaliação
O (a) professor (a) deverá observar se os alunos exploraram várias possibilidades de timbre
com os copos, se realizaram os ostinatos rítmicos e as sequências propostas nas Atividades 2
e 3 através da imitação e se diferenciaram o timbre dos copos na Atividade 3, executando a
tarefa proposta.
Música - Jogos musicais com percussão (copos): percepção de ritmo – aula 2
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Vivenciar pulsação e ostinatos rítmicos.
- Desenvolver a percepção rítmica por meio de jogos com ênfase na associação.
- Explorar possibilidades de timbre através de jogos musicais com copos.
- Executar, vocalmente, melodia em modo maior.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal - livre ou não.
Estratégias e recursos da aula
Caro(a) professor (a), esta coleção de aulas tem o objetivo de apresentar diversas atividades
voltadas para o desenvolvimento da percepção rítmica, utilizando copos de plástico como
recurso sonoro. Tais atividades foram pensadas para alunos do 1º e 2º anos do Ensino
Fundamental, apresentando níveis de dificuldade compatíveis com a faixa etária. No entanto,
tal direcionamento não impede que este planejamento seja adaptado para séries mais
adiantadas.
Atividade 1 – Jogo do “1, 2, 3 e passou!”
Esta atividade consiste em uma preparação para a brincadeira “Escravos de Jó”, cujo objetivo
principal, para além das questões musicais, é o treinamento do movimento de passar os copos
para o colega que está ao lado, de forma coordenada.
Os alunos deverão sentar em uma roda e portar um copo de plástico (copo de mate, por
exemplo). Você deverá entoar a frase que dá nome ao jogo, em compasso quaternário: “1, 2, 3
e passou” e os alunos deverão passar seus copos ao colega do lado. Você deverá estipular,
previamente, para qual sentido os copos serão passados (horário ou anti-horário).
A frase “1, 2, 3 e passou” será entoada diversas vezes, de maneira regular, ou seja, você
deverá estabelecer um pulso que guiará os movimentos das crianças. Sugerimos que cada
frase entoada seja seguida de um compasso quaternário de pausa.
Após algumas rodadas, você pode utilizar também o teclado como base harmônica e rítmica
para a realização dos movimentos. Toque acordes, marcando a pulsação ou fazendo uma
“levada” bem marcada e, a cada momento de passar os copos, mude o acorde. Você pode
variar entre acordes de tônica e dominante, ou mesmo modular segundo o ciclo de quartas.
Exemplo: começando com o acorde de Dó maior, quando a frase “1, 2, 3 e passou” for
entoada, o acorde base será o de Dó 7, que irá inclinar para o acorde de Fá maior, que será
tocado na sílaba “sou”, de “passou”. No compasso de pausa, você continua a tocar o acorde de
Fá maior; no compasso seguinte, quando a frase será entoada, o acorde tocado será o de Fá
7, que inclinará para Si bemol no próximo compasso, e assim por diante.
Você pode estabelecer que os alunos marquem a pulsação com os copos, durante todo o
exercício, ou que os copos sejam apenas passados para o lado, permanecendo parados
durante o resto da música.
Atividade 2 – Jogo do “1, 2, 3 e passou!” com variação de comandos
O jogo apresentado acima será variado quanto aos comandos de movimentação dos copos; a
dinâmica, porém, mantém-se a mesma. Assim, no lugar de “passou”, sugira os seguintes
comandos:
- “tirou” – os alunos devem suspender os copos;
- “botou” – os alunos devem colocar os copos de volta no chão;
- “virou” – os alunos devem virar os copos (caso o copo esteja com a boca virada para baixo,
deverá virá-la para cima);
- “arrastou” - os alunos devem passar os copos arrastando-os no chão;
- “trocou” – muda-se o sentido de passar os copos (se todos estavam passando para a direita,
devem passar para a esquerda). Sugerimos também outra indicação de movimento: cada aluno
deverá trocar o seu copo com o colega que está ao lado. Para isso, duplas devem ser
estabelecidas em um momento anterior.
Observação:
Quando o comando “passou” é entoado logo após o comando “tirou”, os alunos deverão passar
os copos para o lado ainda suspensos.
Atividade 3 – Brincadeira “Escravos de Jó” com variações
“Escravos de Jó”
Escravos de Jó
Jogavam caxangá
Tira, bota
Deixa o Zé Pereira ficar
Guerreiros com guerreiros fazem
Zigue zigue zá
Guerreiros com guerreiros fazem
Zigue zigue zá
''Antes de sugerirmos a execução mais conhecida do jogo, propomos aqui algumas etapas, em
caráter progressivo, que auxiliarão na memorização da canção e no manuseio dos copos em
“consonância” com a música cantada''
1) Toque a melodia de “Escravos de Jó” no teclado e peça para os alunos tocarem os copos de
acordo com a música. Induza-os a marcar a pulsação. Varie o pulso. Ao final, pergunte aos
alunos qual música foi tocada.
2) Cante e toque a música “Escravos de Jó” para a turma, e peça para os alunos marcarem a
pulsação com os copos. Após algumas execuções da canção, peça a eles que cantem com
você.
3) Cante e toque a música “Escravos de Jó” para a turma, e peça para os alunos marcarem a
pulsação com os copos Vá introduzindo alguns gestos pertencentes à forma conhecida de
brincar, como nos trechos: “Tira, bota” (os alunos levantam e abaixam os copos); “Deixa o Zé
Pereira ficar” (os alunos fazem um gesto de advertência para os copos, como se estes fossem
o “Zé Pereira”); “Zigue zigue zá” (os alunos batem o copo na sílaba “zi” de “zigue, depois
passam o copo para o colega da direita, na sílaba “zi” da segunda palavra “zigue”, mas não
efetivamente, e por fim trazem de volta o copo na sílaba “zá”).
Atividade 4 - Brincadeira “Escravos de Jó” tradicional
A música inicia-se e os copos são passados no tempo 1 de cada compasso. No trecho “Tira,
bota”, os copos são levantados do chão e colocados novamente, no tempo 1 de cada
compasso. Em “Deixa o Zé Pereira ficar”, os alunos fazem um gesto de advertência para os
copos, como se estes fossem o “Zé Pereira”, nos tempos 1 e 2 de cada compasso, até a frase
terminar (coincidindo com o tempo 1 do compasso seguinte). A partir de “Guerreiros com
guerreiros”, os objetos voltam a ser passados para o lado, no tempo 1 de cada compasso. No
trecho “Zigue-zigue zá”, o objeto é passado ao lado na sílaba “zi” de “zigue”, retornado pelo
mesmo aluno que passou na sílaba “zi”, da segunda palavra “zigue” e passado novamente,
dessa vez de maneira efetiva, ao colega do lado. O movimento fica dessa forma, caso os
objetos sejam passados no sentido anti-horário: direita – esquerda – direita.
Dicas
1) Varie o andamento a cada rodada;
2) Sugerimos que o copo seja passado de maneiras diversas a cada rodada: copo virado com
a boca para baixo, copo virado com a boca para cima, copo virado de lado etc. Desta forma, os
sons produzidos serão diferentes quanto ao timbre e à altura. Após algumas rodadas, promova
um rápido debate sobre as mudanças sonoras ocorridas.
Recursos da aula
Sugerimos o uso de um teclado (ou de qualquer outro instrumento harmônico) e copos de
plástico para as atividades propostas.
Avaliação
O(a) professor(a) deverá avaliar se:
1) os alunos associaram o comando sonoro à movimentação dos copos na Atividade 1;
2) os alunos associaram as mudanças de comando sonoro às mudanças na movimentação dos
copos na Atividade 2;
3) os alunos realizaram as etapas propostas na Atividade 3, conjugando o canto com o
manuseio dos copos;
4) os alunos realizaram a brincadeira da maneira tradicional, na Atividade 4;
5) os alunos reconheceram as mudanças sonoras decorrentes dos diversos manuseios dos
copos na Atividade 4.
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