Pular para o conteúdo principal

Expressividade dica de aula de musicalização!!!!

Através da Música podemos transmitir sensações,sentimentos e desejos ,e esse é o assunto desta ''dica de aula'' para você professor(a) Trabalhar com seus alunos vamos lá?

                           Resultado de imagem para notas musicais coloridas
Objetivos

Estimular nas crianças a expressividade da voz e mostrar que é possível transmitir sensações, sentimentos e desejos por meio da fala ou do canto.

1. Etapa

Você professor(a) falará uma frase de sua escolha por exemplo: Bom dia! usando expressões diferentes : bravo,feliz,chorando,amando e triste, você pode utilizar carinhas para maior entendimento das crianças, Após a demostração proponha para as crianças realizarem a atividade também,uma de cada vez.
Resultado de imagem para carinha felizResultado de imagem para carinha felizResultado de imagem para carinha chorandoResultado de imagem para carinha tristeResultado de imagem para carinha chorando

2. Etapa

Escolha no mínimo três canções de conhecimento da turma , recorte e coloque as carinhas em um saquinho ou caixinha e uma criança de cada vez irá tirar uma carinha e terá que cantar um trecho de uma canção demonstrando aquela carinha, Exemplo:se tirar a carinha triste o aluno terá que cantar a  canção com a cara triste e transmitindo tristeza.

3. Etapa

Escolha no mínimo três músicas clássicas e coloque para os alunos ouvirem e pergunte qual sensação cada música transmite para eles.

a) Beethoven -Sonata ao luar
b)Mozart- Symphony 40
c)Chopin- Nocturne op 09 nº2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figuras musicais e Pausas

Figuras musicais  Valores ou figuras musicais são símbolos que representam o tempo de duração das notas musicais. São também chamados de valores positivos. Os símbolos das figuras são usados para representar a  duração  do som a ser executado. As notas são mostradas na figura abaixo, por ordem decrescente de duração. Elas são:  semibreve , mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa. Pausas Representam o  silêncio , isto é, o tempo em que o instrumento não produz som nenhum, sendo chamados valores negativos. As pausas se subdividem também como as notas em termos de duração. Cada pausa dura o mesmo tempo relativo que sua nota correspondente, ou seja, a pausa mais longa corresponde exatamente à duração de uma semibreve. A correspondência é feita na seguinte ordem: Tabela completa 

Planejamentos de Aulas de Musicalização Prontos !!!

Utilize cantigas e brincadeiras de roda para estimular a percepção dos sons Publicado por  Objetivo(s)  Estimular a percepção dos sons e as habilidades musicais. Conteúdo(s)  Organização da sala  Em roda. Ano(s)  Creche Tempo estimado  30 minutos, uma ou duas vezes por semana. Material necessário  Instrumentos de percussão, sucatas que produzam som, guizos e CDs. Desenvolvimento  1ª etapa  Algumas cantigas e brincadeiras de roda convidam à marcação do pulso básico ou do tempo forte da música. Palma, palma, palma (bater palmas no tempo forte) Pé, pé, pé (bater o pé no chão) Roda, roda, roda (rodar no lugar) Caranguejo peixe é! (no é, agachar no chão) Outras propõem uma experiência rítmica. Rá, rá, rá, a minha machadinha, Rá, rá, a minha machadinha, Quem te pôs a mão sabendo que és minha? Quem te pôs a mão sabendo que és minha? (rodar de mãos dadas) Se tu és minha eu também...

Brincadeiras e dicas para trabalhar a Altura do som com as crianças!!!

               Altura uma das Características do som                                                   O que é altura ?  Altura do som é um termo utilizado para definir se um som é agudo ou grave. Dica de Musicas para trabalhar os sons graves e agudos    1.Música :O touro e o passarinho      Encontrei essa musica no canal da Alda Casqueira Fernandes    Link   https://www.youtube.com/watch?v=ZUwqnR5jJ3A a)Dica de como trabalhar essa Música Mu mu mu faz o touro Piu Piu Piu  passarinho O som do touro é bem grosso e do pássaro é fininho (Nesse momento fazemos gestos imitando o touro e o passarinho) Muuuuuuuu........ Piuuuuuuuu...........Muuuuu...........Piuuuuuuu....... Muuu  piuuu muuu Piuuu muu piuu miiuu (Nesse momento na hora...