Pular para o conteúdo principal

Brincadeiras Musicais !!!!


Brincadeiras Musicais!!!


Resultado de imagem para criança tocando tamborImagem relacionada
1-Brincadeira Ordem e comando

a) As crianças ficam em pé
b)Ao som grave: se abaixam
c)Ao som médio: ficam em pé
d)Ao som agudo: ficam na ponta dos pés

2-Som e movimento

a)As crianças ficam sentadas e em duplas
b)Uma faz o som e a outra o movimento.
obs: para essa atividade poderá ser utilizados sons do próprio corpo ou instrumentos.

3-Brincar com a escala de Dó maior

a)As crianças,em pé, formam um círculo e, de mãos dadas,prestam atenção á subida e á descida dos sons.
b)Sons ascendentes(indo para o agudo):abrem o círculo e levantam os braços.
c)Sons descendentes(indo para o grave):fecham o círculo e abaixam os braços.

4- Obedecer ao som e ao ritmo

a)As crianças,em pé, formam um círculo.
b)Ao som do tambor,marcham de acordo com o ritmo dado pelo professor.
c)Ao som do coco,batem palmas de acordo com o ritmo apresentado.

Essas são algumas brincadeiras que compartilhei com vocês  do livro jogando com os sons e brincando com a Música de Vânia Ranucci vale apena adquirir o Livro!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figuras musicais e Pausas

Figuras musicais  Valores ou figuras musicais são símbolos que representam o tempo de duração das notas musicais. São também chamados de valores positivos. Os símbolos das figuras são usados para representar a  duração  do som a ser executado. As notas são mostradas na figura abaixo, por ordem decrescente de duração. Elas são:  semibreve , mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa. Pausas Representam o  silêncio , isto é, o tempo em que o instrumento não produz som nenhum, sendo chamados valores negativos. As pausas se subdividem também como as notas em termos de duração. Cada pausa dura o mesmo tempo relativo que sua nota correspondente, ou seja, a pausa mais longa corresponde exatamente à duração de uma semibreve. A correspondência é feita na seguinte ordem: Tabela completa 

Planejamentos de Aulas de Musicalização Prontos !!!

Utilize cantigas e brincadeiras de roda para estimular a percepção dos sons Publicado por  Objetivo(s)  Estimular a percepção dos sons e as habilidades musicais. Conteúdo(s)  Organização da sala  Em roda. Ano(s)  Creche Tempo estimado  30 minutos, uma ou duas vezes por semana. Material necessário  Instrumentos de percussão, sucatas que produzam som, guizos e CDs. Desenvolvimento  1ª etapa  Algumas cantigas e brincadeiras de roda convidam à marcação do pulso básico ou do tempo forte da música. Palma, palma, palma (bater palmas no tempo forte) Pé, pé, pé (bater o pé no chão) Roda, roda, roda (rodar no lugar) Caranguejo peixe é! (no é, agachar no chão) Outras propõem uma experiência rítmica. Rá, rá, rá, a minha machadinha, Rá, rá, a minha machadinha, Quem te pôs a mão sabendo que és minha? Quem te pôs a mão sabendo que és minha? (rodar de mãos dadas) Se tu és minha eu também sou tua, Se tu és minha eu também sou tua,

Brincadeiras e dicas para trabalhar a Altura do som com as crianças!!!

               Altura uma das Características do som                                                   O que é altura ?  Altura do som é um termo utilizado para definir se um som é agudo ou grave. Dica de Musicas para trabalhar os sons graves e agudos    1.Música :O touro e o passarinho      Encontrei essa musica no canal da Alda Casqueira Fernandes    Link   https://www.youtube.com/watch?v=ZUwqnR5jJ3A a)Dica de como trabalhar essa Música Mu mu mu faz o touro Piu Piu Piu  passarinho O som do touro é bem grosso e do pássaro é fininho (Nesse momento fazemos gestos imitando o touro e o passarinho) Muuuuuuuu........ Piuuuuuuuu...........Muuuuu...........Piuuuuuuu....... Muuu  piuuu muuu Piuuu muu piuu miiuu (Nesse momento na hora do muuu abaixamos os dois braços para indicar o som grave e na hora do piuuu levantamos os dois braços para indicar o som agudo) 2.Música : Beethoven Sonata ao Luar e Vivaldi Four Seasons            Maracas