Pular para o conteúdo principal

Atividades Musicais Temas: As sonoridades e Batalha sonora !!!


Olá Pessoal faz um tempinho que não posto nada por falta de tempo,mais aqui estou eu de novo rs...
Trazendo mais algumas atividades bem legais que você pode fazer com seus alunos !!!Espero que gostem!!!


As Sonoridades

Atividade : em duplas ou em grupo

Objetivos:
  •  Desenvolver a memória auditiva
  • Identificar o tipos de sonoridades com materiais diferentes
  • Explorar as diversas maneiras de produção de sonoridades com o mesmo objeto
  • Diferenciar os tipos de sons dos objetos
  • Criar diálogos sonoro-rítmicos  com os objetos escolhidos
Material: Objetos de metal,plástico,vidro,madeira,papel disponíveis no ambiantes ou brinquedos musicais trazidos pelos alunos.

Tempo; Aproximadamente 30 minutos

Procedimento
 a) Sentadas as crianças formaram um circulo .O professor pedirá as crianças para procurarem ao seu redor, vários tipos de objetos e os colocarem sobre as carteiras. Em seguida pedirá que explorem suas sonoridades. Depois o professor irá propor uma rodada em que cada criança escolherá um objeto e mostrará as outras os tipos de sons que podem ser obtidos com ele.
b) Em um segundo momento o professor pedirá as crianças para organizarem os objetos de acordo com o material que foram feitos exemplo: metal,plástico,vidro,madeira,papel e etc..
c)O professor poderá propor uma outra rodada selecionando objetos feitos com o mesmo material por exemplos; explorar os objetos feitos de plástico, e enquanto os alunos explorarem os sons devem estar de olhos fechados.
d)Uma outra atividade consiste na escolha pelo professor, de duas crianças, portanto objetos de material diferentes,para criarem um diálogo (um cria o ritmo e a outra responde). Depois o professor fará perguntas das diferentes sonoridades dos objetos, de forma com que elas percebam que conforme o material, há diferença de timbres e na intensidade do som.

Batalha Sonora

Atividade: em grupo

Objetivos:
  •  Desenvolver a memória auditiva
  • Identificar o tipos de sonoridades com materiais diferentes
  • Explorar as diversas maneiras de produção de sonoridades com o mesmo objeto
  • Diferenciar os tipos de sons dos objetos
  • Criar diálogos sonoro-rítmicos  com os objetos escolhidos
Material:Objetos disponíveis no ambiente (régua,lápis,caderno,apontador e etc..)

Tempo: Aproximadamente 30 minutos

Procedimento

a)Serão formados dois grupos um sentado de costas para o outro. O professor pedirá que cada grupo eleja um representante.As crianças devem escolher um objeto para explorar sua sonoridade ,como por exemplo:bater a régua em cima da carteira ,raspar a régua no espiral do caderno.Cada grupo escolherá 3 sons que acharam interessantes, sem que o grupo oponente saiba,e o representante do grupo executará os sons, o grupo oponente deverá  dizer quais sons o grupo produziu,o tipo de material e a forma como foi produzido.Se acertarem os sons o grupo ganhará 1 ponto e dará a vez ao grupo oponente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figuras musicais e Pausas

Figuras musicais  Valores ou figuras musicais são símbolos que representam o tempo de duração das notas musicais. São também chamados de valores positivos. Os símbolos das figuras são usados para representar a  duração  do som a ser executado. As notas são mostradas na figura abaixo, por ordem decrescente de duração. Elas são:  semibreve , mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa. Pausas Representam o  silêncio , isto é, o tempo em que o instrumento não produz som nenhum, sendo chamados valores negativos. As pausas se subdividem também como as notas em termos de duração. Cada pausa dura o mesmo tempo relativo que sua nota correspondente, ou seja, a pausa mais longa corresponde exatamente à duração de uma semibreve. A correspondência é feita na seguinte ordem: Tabela completa 

Planejamentos de Aulas de Musicalização Prontos !!!

Utilize cantigas e brincadeiras de roda para estimular a percepção dos sons Publicado por  Objetivo(s)  Estimular a percepção dos sons e as habilidades musicais. Conteúdo(s)  Organização da sala  Em roda. Ano(s)  Creche Tempo estimado  30 minutos, uma ou duas vezes por semana. Material necessário  Instrumentos de percussão, sucatas que produzam som, guizos e CDs. Desenvolvimento  1ª etapa  Algumas cantigas e brincadeiras de roda convidam à marcação do pulso básico ou do tempo forte da música. Palma, palma, palma (bater palmas no tempo forte) Pé, pé, pé (bater o pé no chão) Roda, roda, roda (rodar no lugar) Caranguejo peixe é! (no é, agachar no chão) Outras propõem uma experiência rítmica. Rá, rá, rá, a minha machadinha, Rá, rá, a minha machadinha, Quem te pôs a mão sabendo que és minha? Quem te pôs a mão sabendo que és minha? (rodar de mãos dadas) Se tu és minha eu também...

Brincadeiras e dicas para trabalhar a Altura do som com as crianças!!!

               Altura uma das Características do som                                                   O que é altura ?  Altura do som é um termo utilizado para definir se um som é agudo ou grave. Dica de Musicas para trabalhar os sons graves e agudos    1.Música :O touro e o passarinho      Encontrei essa musica no canal da Alda Casqueira Fernandes    Link   https://www.youtube.com/watch?v=ZUwqnR5jJ3A a)Dica de como trabalhar essa Música Mu mu mu faz o touro Piu Piu Piu  passarinho O som do touro é bem grosso e do pássaro é fininho (Nesse momento fazemos gestos imitando o touro e o passarinho) Muuuuuuuu........ Piuuuuuuuu...........Muuuuu...........Piuuuuuuu....... Muuu  piuuu muuu Piuuu muu piuu miiuu (Nesse momento na hora...