Olá Pessoal faz um tempinho que não posto nada por falta de tempo,mais aqui estou eu de novo rs...
Trazendo mais algumas atividades bem legais que você pode fazer com seus alunos !!!Espero que gostem!!!
As Sonoridades
Atividade : em duplas ou em grupo
Objetivos:
- Desenvolver a memória auditiva
- Identificar o tipos de sonoridades com materiais diferentes
- Explorar as diversas maneiras de produção de sonoridades com o mesmo objeto
- Diferenciar os tipos de sons dos objetos
- Criar diálogos sonoro-rítmicos com os objetos escolhidos
Tempo; Aproximadamente 30 minutos
Procedimento
a) Sentadas as crianças formaram um circulo .O professor pedirá as crianças para procurarem ao seu redor, vários tipos de objetos e os colocarem sobre as carteiras. Em seguida pedirá que explorem suas sonoridades. Depois o professor irá propor uma rodada em que cada criança escolherá um objeto e mostrará as outras os tipos de sons que podem ser obtidos com ele.
b) Em um segundo momento o professor pedirá as crianças para organizarem os objetos de acordo com o material que foram feitos exemplo: metal,plástico,vidro,madeira,papel e etc..
c)O professor poderá propor uma outra rodada selecionando objetos feitos com o mesmo material por exemplos; explorar os objetos feitos de plástico, e enquanto os alunos explorarem os sons devem estar de olhos fechados.
d)Uma outra atividade consiste na escolha pelo professor, de duas crianças, portanto objetos de material diferentes,para criarem um diálogo (um cria o ritmo e a outra responde). Depois o professor fará perguntas das diferentes sonoridades dos objetos, de forma com que elas percebam que conforme o material, há diferença de timbres e na intensidade do som.
Batalha Sonora
Atividade: em grupo
Objetivos:
- Desenvolver a memória auditiva
- Identificar o tipos de sonoridades com materiais diferentes
- Explorar as diversas maneiras de produção de sonoridades com o mesmo objeto
- Diferenciar os tipos de sons dos objetos
- Criar diálogos sonoro-rítmicos com os objetos escolhidos
Tempo: Aproximadamente 30 minutos
Procedimento
a)Serão formados dois grupos um sentado de costas para o outro. O professor pedirá que cada grupo eleja um representante.As crianças devem escolher um objeto para explorar sua sonoridade ,como por exemplo:bater a régua em cima da carteira ,raspar a régua no espiral do caderno.Cada grupo escolherá 3 sons que acharam interessantes, sem que o grupo oponente saiba,e o representante do grupo executará os sons, o grupo oponente deverá dizer quais sons o grupo produziu,o tipo de material e a forma como foi produzido.Se acertarem os sons o grupo ganhará 1 ponto e dará a vez ao grupo oponente.
Comentários
Postar um comentário