Pular para o conteúdo principal

Está chegando o dia do Indio !!!! Algumas Idéias !!! Dica de música!!!

                                           O dia do índio

Imagem relacionada
    Celebrado no Brasil em 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5540 de 1943.
     A data de 19 de abril foi proposta em 1940, pelas lideranças indígenas do continente que participaram do Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos "homens brancos". Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas, com a intervenção do Marechal Rondon, apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril, cumprindo a proposta do Congresso de 1940.
A data pode ser considerada como um motivo de reflexão sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores.(pesquisa Wikipédia)

                                          Minha Dica De Música para sua aula 

   Essa Música além de fofa fala um pouco sobre a história do Índio,antes do descobrimento do brasil e depois, de uma forma lúdica e simples para o entendimento das crianças. Amei essa música!!!! vale a pena você conferir o repertório do Dó ré mi lá.
Indiozinho
                         https://www.youtube.com/watch?v=jJa7Y6UgH8E    (Link do Vídeo)
  
Um indiozinho olhou, olhou, olhou e nada viu
Ele era dono das terras coloridas encantadas as terras do brasil
Vivia livre de bem com a natureza
Coração puro e cheio de beleza
Com os pés descalços e muita simplicidade
Tinha encontrado a real felicidade

Um homenzinho lá de longe olhou, olhou, olhou e algo viu
Um pedaço de terra no meio do oceano, as terras do brasil
Vivia buscando um novo lugar,
Com muita riqueza para explorar
Com pés nos sapatos e muita ambição
Tinha encontrado o que procurava então

O indiozinho olhou, olhou e não acreditou
Que gente era aquela, de onde eles vieram
De longe se espantou
Todos correram para avistar
As grandes caravelas que estavam no mar
Houve tumulto e muita confusão
E o indiozinho procurou proteção

O homenzinho também se espantou com o que viu
Quanta gente era aquela no meio da floresta
Eram muito mais de 1000
Seu plano seguiu com determinação
Dominar as terras que encontrou então
Mesmo os índios já morando aqui
O homenzinho queria tudo só pra si...

O indiozinho correu, correu, correu e se escondeu
Queria viver com liberdade aproveitando tudo que tupã lhe deu
Conseguiu achar um lugar pra ficar
Longe de tudo que viu lá no mar
E nunca mais foi visto por ninguém
Em algum lugar da floresta vive muito bem...

Mais duas Música que você pode trabalhar no dia do Índio é
1. Índio lindo de Thelma Chan do livro Coralito
2. Todo dia era dia de índio de Baby do Brasil 

Você pode construir com os alunos cocar, chocalhos e outros Instrumentos que os índios tocavam e se divertir cantando e tocando .

chocalhos ou maracas                    Tambor
Resultado de imagem para instrumentos que os indios tocam         Resultado de imagem para instrumentos que os indios tocam

Cocar

Resultado de imagem para cocar indigena como fazer

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figuras musicais e Pausas

Figuras musicais  Valores ou figuras musicais são símbolos que representam o tempo de duração das notas musicais. São também chamados de valores positivos. Os símbolos das figuras são usados para representar a  duração  do som a ser executado. As notas são mostradas na figura abaixo, por ordem decrescente de duração. Elas são:  semibreve , mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa. Pausas Representam o  silêncio , isto é, o tempo em que o instrumento não produz som nenhum, sendo chamados valores negativos. As pausas se subdividem também como as notas em termos de duração. Cada pausa dura o mesmo tempo relativo que sua nota correspondente, ou seja, a pausa mais longa corresponde exatamente à duração de uma semibreve. A correspondência é feita na seguinte ordem: Tabela completa 

Planejamentos de Aulas de Musicalização Prontos !!!

Utilize cantigas e brincadeiras de roda para estimular a percepção dos sons Publicado por  Objetivo(s)  Estimular a percepção dos sons e as habilidades musicais. Conteúdo(s)  Organização da sala  Em roda. Ano(s)  Creche Tempo estimado  30 minutos, uma ou duas vezes por semana. Material necessário  Instrumentos de percussão, sucatas que produzam som, guizos e CDs. Desenvolvimento  1ª etapa  Algumas cantigas e brincadeiras de roda convidam à marcação do pulso básico ou do tempo forte da música. Palma, palma, palma (bater palmas no tempo forte) Pé, pé, pé (bater o pé no chão) Roda, roda, roda (rodar no lugar) Caranguejo peixe é! (no é, agachar no chão) Outras propõem uma experiência rítmica. Rá, rá, rá, a minha machadinha, Rá, rá, a minha machadinha, Quem te pôs a mão sabendo que és minha? Quem te pôs a mão sabendo que és minha? (rodar de mãos dadas) Se tu és minha eu também sou tua, Se tu és minha eu também sou tua,

Brincadeiras e dicas para trabalhar a Altura do som com as crianças!!!

               Altura uma das Características do som                                                   O que é altura ?  Altura do som é um termo utilizado para definir se um som é agudo ou grave. Dica de Musicas para trabalhar os sons graves e agudos    1.Música :O touro e o passarinho      Encontrei essa musica no canal da Alda Casqueira Fernandes    Link   https://www.youtube.com/watch?v=ZUwqnR5jJ3A a)Dica de como trabalhar essa Música Mu mu mu faz o touro Piu Piu Piu  passarinho O som do touro é bem grosso e do pássaro é fininho (Nesse momento fazemos gestos imitando o touro e o passarinho) Muuuuuuuu........ Piuuuuuuuu...........Muuuuu...........Piuuuuuuu....... Muuu  piuuu muuu Piuuu muu piuu miiuu (Nesse momento na hora do muuu abaixamos os dois braços para indicar o som grave e na hora do piuuu levantamos os dois braços para indicar o som agudo) 2.Música : Beethoven Sonata ao Luar e Vivaldi Four Seasons            Maracas